Postagens

Mostrando postagens de julho, 2009

Megalitismo Funerário...Contemporâneo

Imagem
Alpalhão (Nisa)

Proto-megalitismo do Alentejo Central - 7

Imagem
Conjunto do Peral (Arraiolos) 5ª do Peral Monumento de planta arredondada. Com 5 esteios na câmara (3 deles completamente unidos a dar a forma arredondada). 3ª do Peral Monumento de planta rectangular. São visíveis 1 esteio do lado Sul e outro do Norte (compridos) e 1 de cabeceira.

Proto-megalitismo do Alentejo Central - 6

Imagem
Sepultura 2ª do Peral (Arraiolos) O monumento apresenta a mamoa muito bem conservada, com cerca de 14m de diâmetro. São visíveis 2 esteios e uma provável tampa, caída.

Mota do Olho Marinho (Arcos de Valdevez)

Imagem
Mota do Olho Marinho (Arcos de Valdevez) "(.../...) uma anta do maior typo da região, anta cuja lage superior de forma elliptica mede 3,20m x 2,40m x 0,50m de espessura. (.../...) No dizer de um pastor que me mostrou esta respeitavel mamôa, foram os mouros que fizeram tal obra: - Homens, senhor, não podiam ! accrescentava elle." Felix A. Pereira (1902) - O Arch. Port. vol.7,nº8/9, p. 207-208

Anta Capela de Nossa Senhora do Monte Penedono

Imagem
Anta Capela de Nossa Senhora do Monte Penedono (Fotos de A. Chan) A anta localiza-se na área do altar mor. A capela foi construída aproveitando parte da câmara do monumento, removendo-lhe o esteio de cabeceira. No exterior encontra-se o corredor, bem conservado, com 4 esteios de cada lado.