sexta-feira, 29 de abril de 2011

Territórios Megalíticos - Reguengos de Monsaraz: Anta 2 das Areias



A anta 2 da Herdade das Areias localiza-se a escassos 30m da anta 1. Trata-se de um monumento de grandes dimensões, composto por câmara e corredor.
O casal Leisner refere a existência de 7 esteios na câmara, com uma altura máxima de 2m; planta poligonal, com cerca de 2,60m de diâmetro. No entanto, alguns destes esteios já estavam caídos (2 do lado Sul) ou deslocados pela presença de uma oliveira no seu interior (Leisner e Leisner, 1951:271).
O corredor, de planta ligeiramente trapezoidal era formado por 2 grandes esteios (um de cada lado) e tinha um comprimento aproximado de 1,60m de comprimento. A largura variava entre o 1,40m e 1,60m. (Idem, Ibidem).
Não havia vestígios do tumulus.
Actualmente a situação é a que se pode verificar pelas fotografias. A vegetação arbustiva e rasteira envolve todo o monumento sendo muito díficil verificar se houve alterações de vulto à situação relatada nos anos 50 do séc. XX, pelos Leisner.


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mais uma peça para o Puzzle...












"Las obras de ampliación del aparcamiento de la plaza de la Gardunya de Barcelona han permitido encontrar la tumba de una mujer que vivió hace unos 6.000 años, y que formaba parte de los primeros agricultores de Cataluña.

El esqueleto se ha encontrado en posición fetal pero con todos elementos funerarios propios del neolítico medio; una vasija de cerámica de ofrenda y de ornamentos personales de la mujer como un collar, un brazalete y un colmillo de jabalí perforado.
Las excavaciones han sido realizadas por el Museo de Historia de Barcelona (MUHAB) con la colaboración del CSIC, que se ha encargado de hacer un escáner del enterramiento en tres dimensiones para tener un documento gráfico que reproduzca el hallazgo.
Los ornamentos serán expuestos en el MUHAB, pero el esqueleto no se encuentra en buen estado de conservación, según ha dicho Ferran Puig, jefe de arqueología del museo, que ha añadido que en principio los huesos servirán para hacer una datación más precisa, utilizando la técnica del Carbono 14, de la fecha del enterramiento de la mujer.
El brazalete de la mujer es de variscita, una mineral que podía proceder de las minas de Gavà o de Montcada i Reixac (Barcelona), mientras que el collar es de esteatita, un material de origen volcánico que podría proceder el Pirineo o de la zona prepirenaica.
La tumba ha sido hallada al lado de un pozo, lo que quizás explica que se haya podido conservar después de tantos siglos, a pesar de que se encuentra en una zona de edificación muy antigua y muy cercana al mercado de la Boquería.
La mujer pertenecía a los grupos de primeros agricultores que se movían por la zona denominada el Pla de Barcelona, en donde hace 6.000 años había bosques de robles y encinas ".



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Territórios Megalíticos - Reguengos de Monsaraz: Anta 1 das Areias

















A anta 1 da Herdade das Areias encontra-se, actualmente, coberta por abundante vegetação.
É referida pelo casal Leisner como um "grande dolmen de corredor, o maior desta região" (Leisner e Leisner, 1951: 271).
Câmara de 7 esteios, dos quais restavam apenas 6 (4 in situ e 2 tombados), com 3,50m x 2,50m de diâmetro. A altura conservada, era de 1,90m.
O corredor tinha um comprimento visível de cerca de 2m, estando a maior parte ainda enterrado, de acordo com a observação feita por estes investigadores (Idem, Ibidem).
A mamoa apresentava ainda uma altura conservada de cerca de 2m.
Este monumento não foi por eles intervencionado, mas referem a existência de uma grande depressão na câmara, resultado de uma antiga violação.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Anta do Velho 1 (Monforte) - (P3)

Iniciadas as escavações começam as novidades... e a primeira é sem dúvida sobre o corredor, cujo comprimento ainda não conseguimos determinar com clareza, mas que se pode situar em torno dos 6m, mas interessante é sobretudo a sua orientação (ou antes, a sua desorientação...) pois apresenta-se claramente virado para SE.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Anta do Velho 1 (Monforte) - em escavação (P2)

O laboratório de Arqueologia Pinho Monteiro (Univ. de Évora) e a Câmara Municipal de Monforte, associam-se na escavação deste monumento megalítico, num projecto que visa investigar o espaço sepulcral e, simultaneamente, formar os alunos de Arqueologia, na sua componente prática.


Os trabalhos arqueológicos são da responsabilidade de Leonor Rocha e Paula Morgado.

A 1º campanha de escavações realiza-se de 10 a 16 de Abril, com alunos do 2º Ciclo de Arqueologia e Ambiente, estando prevista uma 2ª campanha no mês de Junho.

 





















Preparação dos trabalhos de campo: levantamento topográfico e marcação do terreno.

sábado, 9 de abril de 2011

5º Congresso do Neolítico Peninsular

No âmbito do 5º CNP que se realizou na FLL, entre os dias 7 e 9 de Abril, foram apresentadas um conjunto de comunicações (de grande interesse científico) sobre contextos funerários. Deixo aqui algumas imagens...



















domingo, 3 de abril de 2011

Cultos e pedras...

As pedras estão desde sempre ligadas a cultos, crenças, rituais funerários...equinócios, solstícios...lua, sol...
Daqui e dali vão-nos chegando informações.
Pedra do Solstício - http://abrancoalmeida.com/causas/ambiente/solsticio-de-verao/
Santuário da Pedra da Cabeleira - http://castelodasandrix.wordpress.com/2011/03/21/ostara-equinocio-da-primaveraostara-spring-equinox/