segunda-feira, 2 de junho de 2014

Anta da Serrinha (Monforte)

A anta da Serrinha localiza-se no concelho de Monforte, numa área baixa, junto à confluência da Ribeira de Almuro e Ribeira Grande.
Classificada com sítio de interesse público com delimitação de área non aedificandi (Portaria 740-BC/2012, 24 de dezembro de 2012) o monumento conserva apenas 4 esteios (de grandes dimensões) conservados na câmara e um provável do corredor. Toda a metade Sul está destruída. Na transição da câmara/corredor apresenta restos de um grande bloco de granito, com covinhas e marcas de corte, que deve corresponder ao chapéu da câmara, parcialmente amputado.
Apesar de existirem inúmeros materiais deste monumento, nunca se procedeu a uma intervenção arqueológica com o intuito de se tentar identificar estratigrafias e obter assim informação arqueológica válida...
Nesse sentido, e no âmbito do PNTA "LEVAM" será realizada em 2014 uma sondagem neste monumento. Esta intervenção terá o apoio da Universidade de Évora (CHAIA/ Laboratório de Arqueologia Pinho Monteiro) e da Câmara Municipal de Monforte.