Anta do Velho 1 (Monforte)

A anta do Velho 1 integra, actualmente, o percurso de megalitismo do concelho de Monforte. Este percurso resulta de um trabalho que envolveu a Região de Turismo de S. Mamede, como entidade organizadora, o ex-IPA (Instituto Português de Arqueologia) e o IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), como entidades colaboradoras e as Câmaras Municipais do distrito de Portalegre.

O projecto visava a criação de um conjunto de percursos no Alto Alentejo, que abordassem o tema do Megalitismo, sob o título “Paisagens Megalíticas do Norte Alentejano”, coordenado pelo Prof. Jorge de Oliveira (Universidade de Évora). No âmbito deste projecto foram realizados diversos trabalhos de terreno, sobretudo limpeza de monumentos, muitos deles invadidos por vegetação, melhoramento, sinalização e arranjo de caminhos de acesso.

A anta do Velho 1 tem uma câmara com seis esteios, faltando um a SW. Na câmara existe um fragmento que parece pertencer ao esteio n.º 6. Estão visíveis alguns dos esteios do corredor (topo) e algumas possíveis tampas, tombadas.
 
 

















Situa-se a algumas dezenas de metros para Norte do monte Velho, sendo acesso a partir do IP2 através de um caminho de terra batida.

Postagens mais visitadas deste blog

Menir da Caeira (Arraiolos)

Dolmen de Soto (Trigueros, Huelva)

Conjunto megalítico de Gorafe (Granada, Espanha)