domingo, 15 de maio de 2011

Territórios Megalíticos - Évora: Anta da Mitra 2




















A Anta 2 da Mitra situa-se na Herdade da Mitra, propriedade da Universidade de Évora.
Encontra-se implantada num terreno ligeiramente inclinado para SE, em área agrícola, por entre afloramentos graníticos, sobreiros e velhas oliveiras.
Foi referida, pela primeira vez, pelo casal Leisner (Leisner e Leisner, 1959) e "escavada" nos finais dos anos sessenta e início dos anos setenta, do século XX, por um grupo amador de arqueologia de Évora.
Os materiais recolhidos no âmbito desta intervenção encontram-se, actualmente, depositados no Museu de Évora.
Ficou esquecida até aos finais do séc. XX altura em que, devido à realização de trabalhos agrícolas na área do corredor se inicia um novo projecto de salvamento/investigação, desta vez sob a direcção do Prof. Doutor Jorge de Oliveira e da Drª Sara Ramos.
O resultado destes trabalhos constituem o tema da dissertação de mestrado em Arqueologia que a Drª Sara se encontra a realizar, sob a orientação do Prof. Jorge de Oliveira, na Universidade de Évora.

O monumento em granito, possuí uma câmara poligonal, com 8 esteios e um corredor médio. A mamoa ainda se encontra bem visível.

Sob a orientação dos referidos investigadores inciaram-se em Maio os trabalhos da última campanha, com alunos do 1º e 2º Ciclo da Universidade de Évora. A escavação da câmara já se encontra concluída.