domingo, 31 de julho de 2011

Conferência "Stars and Stones - Voyages in Archaeostaronomy and Cultural Astronomy"


A Conferência "Stars and Stones - Voyages in Archaeostaronomy and Cultural Astronomy" contará com perto de uma centena de palestras entre conferências públicas, palestrantes convidados, apresentações e posters. Teremos a presença dos principais investigadores desta área, vindos de mais de 30 países diferentes.



Sessões:
Astronomical Navigation – An Encounter of Worlds

Ethnoastronomical voyages in Africa, Asia, Europe and Oceania

Ethnoastronomical voyages in North America, Mesoamerica and South America

Archaeoastronomical voyages in Paleolithic and Neolithic cultures

Archaeoastronomical voyages in Chalcolithic, Bronze and Iron Ages

Archaeoastronomical voyages in Antiquity, Egypt, Middle East and Mediterranean

Archaeoastronomical voyages in Medieval Time in Orient and Occident

History of Astronomy – An Encounter of Cultures

Mesa redonda:
To Where is Archaeoastronomy voyaging? Archaeoastronomy, Cultural Astronomy and Education

Duas palestras públicas com entrada livre abrirão este campo de investigação ao público em geral:

Terça-feira, dia 20 de Setembro (21h), falam Luísa Pereira (A viagem dos genes humanos) e Juan Belmonte Avilés (The Voyages of the Zodiac: an impenitent traveller across lands and ages)

Quinta-feira, dia 22 de Setembro (21h), Clive Ruggles (Navigation, Calendars and Temples: interconnectivities of Polynesian sky knowledge).

No final do encontro serão visitados vários sítios de arte rupestre nas bacias dos rios Ceira e Alva, na região da Serra da Estrela e, para quem tenha de regressar mais cedo, será proposta uma visita à Herdade das Murteiras, no sábado 24/7 de manhã.

O preço de inscrição para estudantes é de 80€.

A Conferência será acompanhada de uma exposição com entrada livre sobre o mecanismo de Antikythera, o mais antigo e sofisticado instrumento científico conhecido, composta por vários paineis, 1 filme com animação 3D, diversos módulos multimédia interactivos 3D e, ainda, uma réplica em bronze do mecanismo.
Esta exposição contará com a presença de Xenophon Moussas, um dos elementos da equipa multi-disciplinar "Antikythera Mechanism Research Project" (http://www.antikythera-mechanism.gr/), que tem estudado este artefacto. Em complemento serão exibidas algumas réplicas de instrumentos nauticos antigos e algumas das obras da artista plástica australiana Marea Atkinson

http://www.ciuhct.com/seac2011/