Lapa dos Pinheirinhos 1 (Sesimbra)































A Lapa dos Pinheirinhos 1 foi registada por elementos de Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA), na última década do séc. XX, apesar de já ser conhecida da população local, sobretudo dos pastores, que a utilizavam como abrigo para os seus rebanhos.
Em 2000, no âmbito do PNTA "Investigação Arqueológica do Concelho de Sesimbra (CARSE) - PNTA/1999", da responsabilidade cientifica de R. Fernandes e L. Rocha, foi realizada uma curta campanha de trabalhos que visavam, essencialmente, recolher alguma informação sobre a ocupação arqueológica do sítio. De facto, devido provavelmente à sua utilização como abrigo, haviam sido retiradas muitas terras do interior da cavidade cársica, com abundantes materiais arqueológicos que, devido à acção das chuvas, se iam dispersando pela encosta. Os trabalhos arqueológicos realizados resumiram-se à crivagem destas terras depositadas no exterior.
Os dados obtidos, apesar de escassos, permitem‑nos avançar com algumas considerações, uma vez que os materiais apontam para a existência de duas fases distintas de ocupação:
- uma que corresponderá, de grosso modo, ao Neolítico Final/Calcolítico, documentado através da presença de cerâmicas lisas, da pedra lascada e dos elementos de adorno recolhidos, nomeadamente os alfinetes de cabelo que têm vindo a ser datados da primeira metade do III milénio (Gonçalves, 2005);
- outra, posterior, genericamente enquadrável nos finais do III milénio, com as cerâmicas campaniformes  (Gonçalves, 2008).
Os resultados deste trabalho foram recentemente publicados na Revista Portuguesa de Arqueologia.

Postagens mais visitadas deste blog

Dolmen de Soto (Trigueros, Huelva)

Menir da Caeira (Arraiolos)

Conjunto megalítico de Gorafe (Granada, Espanha)