Territórios Megalíticos: Reguengos de Monsaraz - Anta 1 do Passo













A anta 1 do Passo insere-se num conjunto de 7 monumentos megalíticos funerários localizados na Herdade do Passo, identificados pelo casal Leisner (Leisner e Leisner, 1951).
Trata-se de um monumento de grandes dimensões, com câmara de 7 esteios e 3,80m x 4m de diâmetro.
O corredor apresentava um comprimento de 3,70m formado por dois esteios de cada lado, um de grandes dimensões e outro mais pequeno. Encontrava-se totalmente coberto e com 3 tampas in situ.
Este monumento foi parcialmente escavado pelo casal Leisner. De facto, uma parte do corredor e da câmara ficaram por escavar devido "à laje sobranceira à entrada, que ameaçava ruir e cair para dentro" (Leisner e Leisner, 1951: 264). Da escavação realizada foi ainda possível aferir que "o recheio da anta já havia sido remexido" (Idem: Ibidem).
Apesar disso, integra o conjunto de monumentos que forneceu um maior conjunto artefactual, desta área, composto por cerâmicas, pedra polida, pedra lascada, adorno, sagrado e restos osteológicos.
De realçar o conjunto de placas de xisto (incluíndo placa recortada, de ombros; uma com "olhos" e outra com gravação dos dois lados), os báculos, os alfinetes em osso, os geométricos (apenas 2...) e a cerâmica decorada (existindo também alguma almagrada)







Leisner e Leisner, 1951: 261-263; Ests XL, 7; XII; XLIV


Fotografias de Victor Gonçalves (Gonçalves, 1999: 122, 126)

Postagens mais visitadas deste blog

Menir da Caeira (Arraiolos)

Dolmen de Soto (Trigueros, Huelva)

Conjunto megalítico de Gorafe (Granada, Espanha)